fonte: O Dia

Síndicos do Rio terão a oportunidade de conferir novidades nos setores de gestão e produtos para condomínios durante a segunda edição da Feira do Síndico. O evento acontecerá entre os dias 14 e 16 de junho, ocasião em que mais de 60 expositores mostrarão inovações, muitas delas com influência direta na redução de gastos de prédios. A feira ficará localizada no shopping Vogue Square, na Barra da Tijuca. As inscrições são gratuitas.

“Esse é um encontro para quem vende e quem procura. Isso sem falarmos na possibilidade de parcerias para a redução de custos sem perder a qualidade (na administração)”, diz a organizadora da feira e fundadora da RD7 Entretenimento, Dil Melo.

A expectativa dos organizadores é de que mais de 3 mil pessoas circulem pelo Vogue Square durante os três dias de evento. Segundo eles, a feira é atualmente a maior do Rio dedicada ao setor de condomínios. Os síndicos poderão encontrar, por exemplo, empresas especializadas em manutenção hidráulica com foco em economia de água. Ou a oferta de aplicativo de terceirização de mão de obra.

Bruno Ajuz, vice-presidente de marketing da Telecall, será um dos expositores do evento. A empresa trabalha com acesso à internet e telefonia para condomínios no Rio. “Trocamos ideias com os síndicos para que possamos ajudá-los na melhor gestão da parte tecnológica do empreendimento, internet temporária ou até mesmo para todo o condomínio, gerando com isso otimização de custos, aumento de produtividade e conectividade”, explica.

Outra empresa que estará com estande no evento é a Engelink, plataforma de suprimento para construtores específico para síndicos e condomínios, cotações de serviços como compra de produtos ou aluguel de equipamentos. “Ele cria dentro do aplicativo um pedido de orçamento, e nós identificamos os fornecedores apropriados, montamos os mapas de concorrência, entregamos as propostas comerciais”, explica Tharso Abreu, sócio da loja.

Conferências e palestras

Os interessados terão ainda a possibilidade de participar de palestras num congresso que ocorrerá paralelamente à Feira do Síndico. Serão abordados temas condominiais para o aperfeiçoamento dos profissionais da área. Especialistas do setor imobiliário discutirão, por exemplo, a questão da segurança no Rio, aspectos jurídicos e administrativos de um condomínio (confira o cronograma na tabela ao lado).

A organização notou um interesse maior das pessoas pela segurança, com os síndicos cada vez mais preocupados com violência carioca. “É uma preocupação constante. O crescimento foi consequência de uma demanda do mercado que não para de crescer”, explica a organizadora Dil.

Os síndicos de condomínios residenciais e comerciais podem participar das palestras e da feira gratuitamente se inscrevendo pelo site https://feiradosindico.com.br/inscricoes/.

Cronograma

Antes do início de cada dia do evento, os visitantes terão horário para recepção, coffee break e tempo para o almoço. Na quinta-feira, o evento ocorrerá das 18h às 21h, na sexta-feira e no sábado das 08h30 às 18h.

Dia 14 (Quinta-feira)

19h – Palestras inaugurais do juiz Francisco Horta e do desembargador Sylvio Capanema.

Dia 15 (Sexta-feira)

9h – Painel sobre a segurança na capital fluminense. O convidado para a palestra será o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, o general Richard Fernandez Nunes.

10h30 – Trabalho em grupos e debate sobre o tema.

14h – Plenária e apresentação dos relatores.

14h30 – Conferência sobre os trabalhos de grupos com os convidados chefe de Polícia Civil, delegado Rivaldo Barbosa e o comandante-geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Luis Claudio Laviano.

16h30 – Plenária com questionamentos abertos sobre o tema.

Dia 16 (Sábado)

09h – Painel sobre comportamento, uso ilícito de drogas e relacionamento interpessoal, com a conferência do psiquiatra Jorge Jaber.

11h – Plenária com questionamentos abertos sobre o tema.

14h – Palestras sobre aspectos jurídicos e administrativos de um condomínio, com a conferência do diretor jurídico da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi), Marcelo Borges da Silva, e aspectos patronais de um condomínio, com um especialista do Sindicato da Habitação do Rio (Secovi-Rio).

16h30 – Plenária com questionamentos abertos sobre os temas.

Clínica Jorge Jaber em matéria do jornal O Dia, que aborda Feira do Síndico