fonte: Eu, Rio!

Desde a quarta-feira, 9 de outubro, o Riocentro recebe a 37ª edição do Congresso Brasileiro de Psiquiatria, o mais tradicional congresso da área na América Latina. Este ano, o tema oficial é “A Psiquiatria no Mundo Digital”, contando com mais de 300 horas de atividades científicas divididas em 4 dias de atividades, até o sábado (13/10).

No dia 11/10, sexta-feira, penúltimo dia do encontro, acontece entre 12h e 14h o Simpósio “Avanços no tratamento da depressão”. Sob a coordenação do Dr. Jorge Jaber e do Dr. Paulo Cesar Geraldes, os participantes terão a oportunidade de ouvir especialistas tratando de temáticas voltadas para uso de medicamentos, manejo clínico e espiritualidade. Os médicos convidados serão: Dr. João Quevedo (SC), Dr. Jair C. Soares (EUA), Dr. Alexander Moreira-Almeida (MG) e Dr. Rodrigo Machado-Vieira (EUA).

Recém-diplomado Grande Benfeitor da Academia Nacional de Medicina, o Dr. Jorge Jaber ainda participa de outras atividades durante o Congresso: “Um evento dessa importância estar na Cidade Maravilhosa é significativo não só para mostrar as novidades da psiquiatria no mundo, mas para ratificar o papel do Brasil como centro de estudos sobre a saúde mental. Este ano, a Espiritualidade ganha olhares mais atentos em função dos avanços nas pesquisas, inclusive aqui no país”.

Em todo o mundo, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram de depressão. Ela é a principal causa de incapacidade dos pacientes e contribui de forma importante para a carga global de doenças. Tem maior prevalência entre as mulheres e é uma das causas que mais levam ao suicídio. É importante ressaltar, no entanto, que existem vários tratamentos medicamentosos e psicológicos eficazes para depressão. Atualmente, também existem diversos estudos sobre a questão da espiritualidade no acompanhamento e tratamento dos pacientes.

37º Congresso Brasileiro de Psiquiatria

Simpósio Clínica Jorge Jaber – “Avanços no Tratamento da Depressão”

Data: 11 de outubro, sexta-feira, de 12 às 14h

Local: Riocentro

Fonte: Com divulgação do RioCentro

Clínica Jorge Jaber no portal Eu, Rio!