O 37° Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que acontece no Rio de Janeiro até 12/10, recebeu na tarde desta sexta-feira (11), o Simpósio “Avanços no tratamento da depressão”, promovido pela Clínica Jorge Jaber. O evento reuniu, em um dos auditórios, um grande número de participantes de vários estados do Brasil.

O evento teve início com as boas-vindas do Dr. Jorge Jaber, que agradeceu a presença do público e a oportunidade de ouvir os especialistas em temas tão importantes. A apresentação dos palestrantes ficou por conta do Dr. Paulo Cesar Geraldes, chamando ao palco os médicos convidados para tratar de temáticas voltadas para uso de medicamentos, manejo clínico e espiritualidade. Os quatro palestrantes, Dr. João Quevedo (SC), Dr. Jair C. Soares (EUA), Dr. Alexander Moreira-Almeida (MG) e Dr. Rodrigo Machado-Vieira (EUA), falaram sobre os últimos avanços no tratamento e causas da depressão. Uma das principais questões abordadas foi que os médicos devem reforçar junto aos pacientes a importância de um maior cuidado com a saúde física e mental. Os profissionais ressaltaram que, ainda que não seja fácil, é fundamental que as pessoas busquem ter uma vida menos estressante, praticando atividades esportivas e buscando aproximação com algum tipo de religião, respeitando as liberdades individuais.

Ao final do evento, foi aberto um espaço para perguntas da plateia. Logo em seguida, o Dr. Jorge Jaber fez o encerramento, agradecendo a participação de todos e parabenizando a organização do Congresso. Ele ainda fez uma menção saudosa ao Dr. João Romildo Bueno, professor de psiquiatria da UFRJ, que faleceu esse ano e deixou um grande legado aos estudos da saúde mental.

Simpósio organizado pela Clínica Jorge Jaber lota auditório do Riocentro